Muito se fala de energia renovável e a necessidade de poupar recursos naturais, e uma das maneiras de fazer isso é usando o sistema fotovoltaico.
Para quem não conhece esse termo, o sistema fotovoltaico consiste em um sistema de captação de luz solar, através de placas, para gerar energia elétrica. Sem dúvidas, essa é uma forma de energia alternativa, renovável e limpa.
Como funciona o sistema fotovoltaico?
As placas solares (módulos fotovoltaicos) transformam os raios solares em corrente elétrica devido ao material semicondutor. Dessa forma, quando a luz do sol incide sobre o painel fotovoltaico, os fótons energizam os elétrons presentes no material semicondutor e criam uma corrente elétrica contínua.
Vale explicar que para o funcionamento, além dos painéis solares, o sistema precisa de um inversor solar que adapta a corrente elétrica da eletricidade gerada pelo painel para que ela possa ser distribuída, utilizada ou guardada.
Essa energia gerada que sai do inversor solar vai para o "quadro de luz" e é distribuída para atender ao consumo do seu imóvel. A quantidade de placas instaladas determina a quantidade de energia que será gerada. Por isso, é importante fazer o dimensionamento correto para que o sistema atenda suas necessidades (recentemente fizemos um retrofit numa casa onde instalamos o sistema fotovoltaico. Veja aqui).
Em linhas gerais há dois tipo de sistema:
"on grid" - O sistema fotovoltaico "on grid" é conectado à rede elétrica que recebe o excedente de energia elétrica gerada durante o dia e, durante à noite, fornece energia elétrica para a casa.
"off grid" - O sistema fotovoltaico "off grid" está isolado da rede elétrica da rua. Todo o excedente de energia elétrica gerado durante o dia é armazenado em batérias para fornecer energia elétrica durante a noite.
Vantagens da energia solar
Economia: Sem dúvida, um dos principais benefícios desse tipo de energia é diminuir o gasto com a conta de energia elétrica mensal, isso porque reduz a utilização dos serviços de concessionárias de energia elétrica. Embora tenha um custo alto na hora da aquisição, tem vida útil longa e pode se pagar em até 7 anos, já que gera uma economia na conta de energia elétrica de até 95% (esse cálculo depende muito do seu consumo mensal, área de telhado disponível para instalação de placas, entre outros fatores).
Sustentabilidade: A energia solar é renovável e inesgotável. Utilizar meios de energia limpa é uma maneira de preservar o meio ambiente. Além disso, é um material que pode ser reciclado posteriormente.
Não precisa de muita manutenção: Como é um sistema que não possui peças móveis, quase não há desgaste mecânico. Assim, eles podem durar muitos anos apenas com uma limpeza anual.
Pensando em reformar ou construir? Fale com a gente (link para contato)!
Comments