Buscar

Tendências para o Design de Espaços Corporativos em 2019

O espaço corporativo moderno atual é totalmente diferente do que era há 10 anos. Essas mudanças vêm ocorrendo de forma mais intensa recentemente, onde muitas das tendências para o design de espaços corporativos estão centradas na criação de ambientes que possam proporcionar uma experiência de trabalho positiva para clientes e funcionários, mas também para atrair e reter talentos. Veja abaixo algumas dessas tendências:


1.    Luz Natural


Diversos estudos no Brasil e no exterior apontam que a luz natural tem impacto direto na saúde mental e bem-estar das pessoas. Espaços bem projetados que utilizam a iluminação natural como premissa, podem tornar-se, para os colaboradores e clientes, uma extensão de suas casas, pois é possível fazer uma conexão com o mundo de fora, deixando-os mais agradáveis. Do ponto de vista ambiental, pode haver também um aspecto positivo: o da Sustentabilidade, pois haverá uma eventual economia na utilização de recursos naturais. Em outras palavras, a economia do uso de energia elétrica. Escrevo "eventual" porque quanto maior a abertura (a janela), maior será a incidência de calor. E como consequência, o uso do ar condicionado aumenta. Por isso, o projeto arquitetônico precisa levar todos esses fatores em consideração para posicionar e dimensionar corretamente essas aberturas e, quando necessário, prever proteção para refletir o calor sem prejudicar a luminosidade natural.


2.    Ambientes que proporcionam experiências para seus usuários


Agregar experiências em seu modelo de negócios é uma prática comum no setor de hospitalidade (hotelaria, turismo e restaurante), onde a experiência positiva de clientes e hóspedes são essenciais para obter sucesso. Umas das tendências que mais tem crescido nos último anos é justamente a de criar ambientes corporativos que proporcionem experiências para os colaboradores e clientes. No centro de tudo isso está o ser humano e a ideia de criar ambientes humanizados que lhe proporcionem bem-estar e possibilitem melhor interação entre pessoas. O desafio dos arquitetos é projetar espaços, dentro do escritório, onde as pessoas possam "fugir" e relaxar algum tempo para distrair a mente do trabalho. São espaços para descompressão. O projeto precisa ser focado na pessoa, usuário desse espaço. Não é mais suficiente ter um espaço "apenas" bonito ou imponente: as pessoas precisam se sentir bem nesse local, se identificar e interagir com ele. Esses espaços de descompressão podem e devem servir para integração das pessoas de uma maneira menos formal, não relacionada diretamente com as atividades profissionais do dia-a-dia. A tendência de criar espaços que priorizam a "experiência" do funcionário no trabalho, incorpora, em linhas gerais, alguns conceitos e objetivos. Entre eles, podemos destacar:


* Desenvolvimento do bem-estar das pessoas;

* Cultivar felicidade;

* Estimular integração; e,

* Retenção de talentos.



Projeto Corporativo - Tendências Design

De qualquer forma, não acredito em uma receita mágica, que possa ser replicada sem algum critério: o projeto de um espaço corporativo precisa refletir o espírito e valores da empresa. Incorporar esses conceitos à realidade do cliente é o grande desafio proposto para nós, arquitetos e designers de interiores.

13 visualizações

© 2018, Moran Anders Arquitetura

  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
ag alex guerra design comunicação