Buscar

Como escolher a cuba para o lavabo e banheiro

Já foi o tempo que o banheiro ficava escondido na área privativa da casa e por isso, a cada dia, novas opções para o ambiente chegam ao mercado. Já o lavabo ganhou destaque na área social da casa e, assim como os demais ambientes, pede um projeto decorativo com ideias que surpreendam quem chega.

Um elemento que não pode faltar no ambiente é a cuba, e por isso, precisa combinar com o restante do projeto. Para te ajudar a escolher qual o melhor para o seu projeto, fizemos uma lista com alguns dos modelos existentes no mercado.


Cuba esculpida: Boa saída para lavabos pequenos, as cubas esculpidas podem ser feitas em vários tamanhos e formas. Como o nome diz, é esculpida em pedra, como mármore, granito e até porcelanato. É feito do mesmo material que o restante da bancada, garantindo unidade visual e trazendo um design único.


1. cuba esculpida em quartzo


2. cuba esculpida em mármore travertino romano bruto



Cuba de embutir: Esse modelo é um dos mais conhecidos e utilizados. Fica embutida na própria bancada fixada por baixo, e tem seu fundo escondido no armário. Está disponível em diferentes formatos e no banheiro costuma ser utilizada em louça. Uma vantagem é que deixa a bancada livre.

3. cuba de embutir e bancada em quartzo branco



Cuba de sobrepor: Similar à de embutir, fica “escondida” embaixo do armário. Porém, tem as bordas aparentes por cima da bancada. É uma boa opção mais moderna para quem prefere uma decoração minimalista e cubas tradicionais. E uma alternativa mais moderna para quem deseja trocar a cuba de embutir sem precisar alterar a bancada.


Cuba de apoio: Esse modelo de cuba é colocado sobre da bancada, ficando totalmente à mostra. Está disponível em diferentes materiais como vidro, metal, madeira e cerâmica e em diferentes formatos. Para fixação, precisa só de um pequeno furo na bancada para o cano de escoamento da água.

4. cuba de apoio


Cuba de semi-encaixe: É uma boa solução para bancadas com pouca profundidade. A parte de trás da cuba fica encaixada na bancada, enquanto a frente avança para além da borda.



Como escolher?

É preciso levar alguns pontos em consideração:



Material: Cada material pede um tipo de manutenção e limpeza. Cubas em louça, de um modo geral, são mais resistentes e fáceis de limpar que os modelos de pedra natural, como o mármore. Por isso, o ideal é avaliar o quanto será utilizada no dia a dia.


Tipo de metais: A torneira é fundamental para o funcionamento do banheiro. Ao especificar um modelo é necessário observar o local de instalação (parede ou bancada) e o tipo. As torneiras podem ser de três tipos: monocomando, misturador ou comando simples. No modelo monocomando, a água quente e fria são acionadas em uma única alavanca. O misturador permite a saída, de forma individual, de água fria e água quente. E o terceiro modelo possui apenas água fria.


Decoração: A escolha da bancada e da cuba influenciam diretamente a decoração do espaço, portanto, é preciso que combine com os demais materiais do ambiente, como revestimentos das paredes e armários.



Continua em dúvida sobre qual cuba escolher? Entre em contato e descubra como podemos te ajudar!


18 visualizações0 comentário