top of page
Buscar

Comprei um apartamento novo e vou receber as chaves! Por onde começar?

Atualizado: 15 de dez. de 2023


Sala de estar e jantar de um apartamento com pé-direito duplo
Projeto de interiores para um apartamento na região de Tamboré


Desde o momento da compra do apartamento novo, os futuros moradores já começam a sonhar com cada ambiente. E o momento de receber as chaves da nova moradia é uma das horas mais esperadas. Porém, nem tudo deve ser festa. É preciso tomar algumas providências antes de começar a aproveitar a nova morada. Você sabe o que fazer a partir do momento da entrega das chaves? Nós fizemos um guia para te ajudar nesse momento tão esperado. Veja o que e como fazer:



1. Vistoria

Antes mesmo da entrega das chaves é obrigatório fazer uma vistoria no apartamento junto com a construtora e isso é importante para evitar transtornos futuros. Nessa vistoria fique de olho nos seguintes pontos:


a) Materiais e acabamentos: Fique de olho se estão de acordo com o que estava em contrato. Não só em relação ao modelo, mas as condições de aplicação e possíveis avarias. É preciso ter atenção para ver se pisos e azulejos foram assentados corretamente e se não houve nenhuma rachadura no material.


b) Portas e janelas: Abra e feche cada uma para ver se estão funcionando perfeitamente. Repare em todos os detalhes, inclusive nas fechaduras.


c) Vazamentos: O primeiro sinal de vazamentos são as manchas. Por isso, procure por manchas nas paredes ou teto. O problema pode vir de outros apartamentos e não do seu. Mas pode gerar uma super dor de cabeça depois, quanto antes for identificado, melhor.


d) Medição: Leve uma trena e verifique algumas medidas para ver se conferem com a planta fornecida junto com o contrato. É comum que tenham pequenas alterações, mas nada muito exagerado!



2. Inspirações

Comece a reunir referências de projetos (fotos) que você goste para servir de inspiração. Crie uma pasta no Pinterest ou mesmo no Instagram com os projetos preferidos, ideias e referências do que você quer. Isso vai te ajudar a ter uma boa noção de coisas que você gostaria ou não de fazer na reforma. Liste aquilo que é indispensável e o que você detesta, isso também ajuda muito na hora de te guiar para o projeto do apartamento.


Projeto de interiores para um apartamento tipo loft
Projeto de interiores para um apartamento tipo loft


3. Contrate um arquiteto para o projeto do seu apartamento novo

Não adianta, você pode ter assistido milhares de episódios de Irmãos à obra ou acompanhar centenas de arquitetos no Instagram. Isso não te prepara para desenvolver um projeto como um profissional formado faria. E muito menos para fazer o planejamento e até mesmo o acompanhamento da obra, para driblar qualquer intercorrência que pode acontecer.

Um arquiteto estará apto não só para sugerir a decoração ou mobiliário. Ele é o profissional adequado para fazer a medição, possíveis alterações hidráulicas e estruturais, escolher os revestimentos adequados de acordo com o uso do ambiente, desenvolver o projeto de iluminação, bem como desenhar móveis planejados e definir o melhor layout para os cômodos.

Antes de começar qualquer reforma em seu apartamento, deve haver comunicação formal ao condomínio e apresentação do projeto de reforma assinado por um responsável técnico (arquiteto) com a RRT (Registro de Responsabilidade Técnica) recolhida, bem como memorial descritivo de obra e um cronograma com o prazo previsto para execução dos serviços.

Por isso, a presença de um arquiteto é imprescindível no seu projeto.


Nossa equipe está à disposição para te ajudar em todo esse processo. Entre em contato e faça um orçamento dos nossos serviços, que vão desde o projeto de interiores até a execução da obra como um todo.

195 visualizações0 comentário
bottom of page