top of page
Buscar

Euroluce 2023: A Flexibilidade é a palavra de ordem da Bienal da Luz


Luminárias da Flos


A Euroluce é uma bienal da luz que apresenta as últimas novidades em iluminação, incluindo fontes de luz potentes e sustentáveis, sistemas de iluminação flexíveis e capazes de se adaptar a diferentes lugares e situações. A pesquisa tecnológica permite desenhar a luz de acordo com as necessidades de ambientes domésticos e de trabalho, colocando o ser humano no centro do processo de criação.


A edição de 2023 da Euroluce apresenta diversas inovações tecnológicas que tornam a luz cada vez mais flexível e adaptável às necessidades dos usuários. Os estandes da feira foram uma excelente oportunidade para conhecer as últimas tendências em iluminação e observar a relação entre a tecnologia e a luz.


Flexibilidade é uma das palavras-chave que guiam a busca dos designers e marcas quando se trata de luz. A busca pela máxima adaptabilidade possível é declinada em múltiplas soluções e possibilidades, muitas das quais sem fio. Corpos luminosos que podem seguir em qualquer canto da casa, tanto interno quanto externo, e que, graças à tecnologia, são desvinculados das tomadas e das paredes.


Algumas das novidades apresentadas na Euroluce 2023 incluem a luminária Wand da Martinelli Luce, que é minimalista e elegante, e permite o máximo de flexibilidade graças à sua bateria integrada e fonte de LED de alto desempenho e baixo consumo. A lâmpada Vis à vis da Davide Groppi, por sua vez, apresenta uma luz pura de um objeto completamente transparente e quase invisível. A lâmpada Fleur da Foscarini é discreta e sem fio, e também pode ser usada como vaso para flores. A série Portables da Tom Dixon apresenta lâmpadas wireless que são exibidas em um braço mecânico para enfatizar a alta inovação tecnológica. A lâmpada Bilboquet de Philippe Malouin da Flos aproveita as possibilidades técnicas dos ímãs para permitir infinitas utilizações e posições, enquanto a suspensa Liiu de Studio Vantot para Luceplan é um sistema altamente flexível que utiliza cabos eletrificados para proporcionar a máxima flexibilidade de corpos leves luminosos que podem ser movidos para cima e para baixo, fazendo-os viajar em trilhos paralelos.


Luminária Wand da Martinelli Luce


Outro aspecto importante da Euroluce 2023 é a atenção dada à experiência do usuário dentro de espaços residenciais e de trabalho. A Human Centric Lighting é a vontade de moldar a luz atendendo às necessidades de quem a utiliza, aproveitando as influências positivas que esta pode ter sobre os indivíduos. A Martinelli Luce apresenta o Avro, um pendente com luz LED regulável que apresenta uma tomada de corrente no centro que se adapta às necessidades de conexão elétrica de outros dispositivos, como é o caso do trabalho remoto.



A série Portables da Tom Dixon apresenta lâmpadas wireless.


Outra novidade tecnológica que pode ser vista na Euroluce 2023 é o uso de sensores inteligentes em dispositivos de iluminação, capazes de reconhecer a presença e os movimentos dos usuários e ajustar a luz de acordo com suas necessidades. Esses sensores são particularmente úteis em ambientes de trabalho, onde a luz pode afetar diretamente a produtividade e o bem-estar dos funcionários.


Além disso, muitas empresas estão explorando o potencial das tecnologias de comando de voz e integração com sistemas de automação residencial, permitindo que os usuários controlem a iluminação de seus ambientes usando comandos de voz ou até mesmo aplicativos em seus smartphones.


É importante destacar que a tecnologia não é apenas uma questão de eficiência e flexibilidade, mas também de sustentabilidade. Muitas empresas estão investindo em pesquisa e desenvolvimento de materiais e tecnologias mais eco-friendly, com o objetivo de reduzir o impacto ambiental de seus produtos. Isso inclui o uso de fontes de energia renováveis, materiais recicláveis e técnicas de produção mais eficientes.



16 visualizações0 comentário

Comments


bottom of page